A Educação pela Aventura para além dos Currículos Prescritos
Descrição: As discussões sobre as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) no campo educacional iniciam, com afinco, a partir do processo de elaboração e homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda que as PCAs aparecessem com nomenclaturas diversas e de forma pontual em alguns currículos estaduais e municipais (Freire; Vieira, 2022). Autores vem defendendo a necessidade de revisão dessa terminologia e da sua estruturação para serem apresentadas e desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Entendemos que a Educação pelas Aventuras, para além das PCAs como mero conteúdo, pode se constituir como um tipo de conhecimento que agrega valor nessa direção. Por esse ângulo, permite pensarmos nas potencialidades da Educação pelas Aventuras como atenuante ao Transtorno do Déficit de Natureza (TDN) (Louv, 2016), e para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar ancorado na perspectiva de Educação Ambiental Crítica. Contudo, tais conceitos e as possíveis abordagens da Educação pelas Aventuras por esse viés carece de forte investimento em processos de formação continuada que sejam capazes de auxiliar os professores de educação física que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental a desenvolverem práticas pedagógicas relacionadas a perspectiva da Educação pelas Aventuras, articulada a Educação Ambiental Crítica e ao Transtorno do Déficit de Natureza. Para tanto, adota-se a Pesquisa-ação Colaborativa em Ibiapina (2008) como método, assumindo os professores de educação física e as crianças das Redes públicas de Seropédica e de Itaguaí como sujeitos da pesquisa, desde que vinculados a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. A produção dos dados se guia pela formação continuada com aplicação de questionário por meio de google forms (docentes) e das Narrativas infantis (crianças) captadas no cotidiano escolar. O exame crítico dos dados se dá por meio Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) e no diálogo com literatura acadêmica que focaliza as discussões sobre o tema das Aventuras. Os resultados esperados caminham na ampliação do conceito trazido pela BNCC acerca das Aventuras e a sua abordagem desde as primeiras etapas da educação básica, bem como favorece a evidência dos desafios e das possibilidades para a mitigação dos efeitos do TDN e para a reflexão e conscientização dos professores e estudantes acerca da Educação Ambiental Crítica de maneira interdisciplinar.
Período: 2024-Atual.
Status do projeto: Em andamento.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins.
Integrante: Paulo Cesar Goncalves Leonardo Filho; Thaiane Cavalcanti Couto; Fernanda Leocádio Bittencourt Sombra; Victor Ferreira da Silva Policarpo de Meireles.
Diálogos entre Relações étnico-raciais e Educação Infantil: currículos municipais da Baixada Fluminense/RJ
Descrição: O projeto objetiva analisar o modo como os currículos municipais voltados para a Educação Infantil das cidades da Baixada Fluminense concebem as relações étnico-raciais para os processos educativos das crianças de seus respectivos territórios. Para tanto, realizaremos um exame na literatura acadêmica que versa sobre a interface da primeira etapa da educação básica com a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), por meio da vertente curricular. Ainda, interpretamos como relevante investigar as aproximações e divergências das relações étnico-raciais presentes nos documentos municipais com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atual normatizador dos currículos nacionais. Combinaremos nessa investigação a Pesquisa bibliográfica e a Análise Documental, buscando o reconhecimento da literatura previamente divulgada e dos currículos dos municípios, priorizando as fontes originais, construídas de forma particular a cada realidade municipal.
Período: 2023-Atual.
Status do projeto: Em andamento.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins.
Integrante: Luana Torquato Siqueira; Joanna de Ângelis Lima Roberto; Eduarda Cristina de Oliveira Santos.
A relação da Educação Física com os diversos tipos de manifestação do fenômeno da violência
Descrição: As violências são manifestações ligadas ao comportamento humano e encontram diferentes maneiras de expressar na sociedade contemporânea. Portanto, cabe, também, à educação física buscar compreender os fatores que as originam e as possíveis formas de as atenuarem. Na intervenção profissional da educação física concebemos distintos caminhos para providenciar a conscientização e a alteração comportamental por meio das práticas corporais sistematizadas e de um acolhimento humanizado às demandas dos sujeitos.
Período: 2023-Atual.
Status do projeto: Em andamento.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins.
Integrante: Camila Regina Soares da Silva.
Políticas e práticas sobre inclusão na educação física e na educação infantil
Descrição: O projeto objetiva analisar a relação entre inclusão de crianças com deficiência na educação infantil a partir da ótica da educação física. Para tanto, transitamos no exame crítico das produções acadêmicas e da formação docente da referida área de conhecimento voltada para a primeira etapa da educação básica. Apoiados na literatura acadêmica, compreendemos como relevante estudar a relação das políticas de educação inclusiva na sua relação direta com a formação inicial em educação física devido a ampliação da presença desse profissional do magistério na educação infantil, bem como as lacunas que a dimensão formativa desses professores apresenta. Espera-se, portanto, que esta pesquisa contribua para a compreensão acerca do cenário atual da inclusão de pessoas com deficiência na educação física praticada na educação infantil. Trata-se de uma investigação que concilia as vertentes bibliográficas e documental, analisando artigos publicados em periódicos da área da Educação, os currículos de formação inicial e os discursos docentes.
Período: 2022-2024.
Status do projeto: Concluído.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins.
Integrante: Paulo Sergio Avelino dos Santos.
PNLD na educação física sob a égide da BNCC: impactos e possibilidades dessas políticas para a formação docente e para as práticas pedagógicas na educação básica
Descrição: Tendo em vista a ascensão recente de uma nova matriz curricular para a disciplina da Educação Física na Educação Básica que está articulada com a implementação de novos recursos didáticos de suporte ao professor por meio do PNLD, somado a carência de pesquisas sobre a temática, objetivamos analisar criticamente os impactos e as potencialidades do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que abarcou a disciplina da Educação Física desde 2019, ancorada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um estudo pluri-metodológico, que associa Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, tendo como fontes a literatura acadêmica veiculada em revistas científicas, a BNCC, as diretrizes do PNLD e os respectivos livros didáticos editorias, além da observação participante. Esta investigação vai articular discentes da graduação e da pós-graduação do ProEF e do PPGEduc, bem como pesquisadores parceiros da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade de Valencia (Espanha). Espera-se alcançar a produção de três dissertações, três artigos, um livro e quatro trabalhos em congressos.
Período: 2021-2024.
Status do projeto: Concluído.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins.
Integrantes: Marciel Barcelos; Ricardo de Almeida Pimenta; Flávio Monteiro; Leandro Renan da Silva Miller; Luana Torquato Siqueira; Antônio Fernando Ribeiro Rocha.
O plano nacional de educação e a formação continuada de professores de educação física que atuam na educação infantil
Descrição: A partir do que prevê o Plano Nacional de Educação, o objetivo deste Projeto é analisar a contribuição das Instituições de Ensino Superior para o cumprimento da Meta 16 do referido Plano, mais especificamente, na qualificação da formação docente em Educação Física voltada para a atuação na Educação Infantil. Para tanto, consideramos relevante investigar a estruturação dos Programas de Pós-graduação em Educação Física, do ponto de vista documental, e analisar as dissertações e teses publicadas sobre Educação Infantil. Desse modo, é possível compreender em que medida a formação continuada tem se aproximado ou se distanciado das demandas que emergem do campo profissional. Combinaremos a Pesquisa Documental, que incidirá sobre os dados relativos as áreas de concentração, linhas de pesquisas, ementas de disciplinas e currículo dos docentes que possuem aderência com as discussões que relacionam os campos da Educação Física e da Educação Infantil em Programas da Área 21 da Capes, com a Pesquisa Bibliográfica, que vai examinar as produções científicas publicadas em formatos de dissertação e tese sobre Educação Física infantil nos referidos Programas. Palavras-chave: Políticas Públicas; Formação Docente; Infância.
Período: 2021-2024.
Status do projeto: Concluído.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins.
Integrante: Nayani Vitoria Ribeiro Albuquerque.
A educação da infância na região norte: desafios, proposições e relação com o saber
Descrição: O projeto de pesquisa é continuidade das investigações sobre a educação da infância no Brasil (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental), com ênfase nas produções e ações realizadas no estado do Tocantins e na região norte. De maneira geral, objetiva compreender, discutir e analisar as políticas públicas, currículo, práticas pedagógicas e avaliativas no contexto anteriormente citado. A pesquisa é plurimetodologica de caráter quali-quantitativo de característica exploratória, assumindo como contextos de pesquisa instituições públicas e privadas do ensino superior e educação básica, permitindo ampliar o olhar para aquilo que é mobilizado no âmbito da formação de professores e no cotidiano escolar. Produz fontes a partir da análise de documentos oficiais produzidos pelas administrações Federal, Estaduais e Municipais da região norte, projetos pedagógicos de curso, referenciais curriculares estaduais e municipais, documentos pedagógicos produzidos nas instituições de ensino, práticas pedagógicas, registros imagéticos (desenhos, vídeos, fotos entre outros), rodas de conversas e apresentações diversas. A organização e análises das fontes são produzidas com o auxílio de softwares de produção como PoweBI, Tableau Public, Iramuteq e PRISMA. Espera-se com esse projeto qualificar os estudos que se dedicam a discutir a educação da infância no Brasil, permitindo maior diálogo com aquilo que ocorre na região Norte.
Início: 2021.
Status do projeto: Em andamento.
Coordenador: Rodrigo Lema Del Rio Martins; Marciel Barcelos.
Integrantes: Jhamisson Soares Pereira; Nayane Moia de Freitas; Diego Tarcísio Matos de Sousa e Souza.